-Posts Recentes

- Carta ao Doutor Garcia Pe...

- " E dizemos uma flor foi ...

- Carta ao Dr. João Bosco M...

- A Questão do Aborto

- A Propósito do Plenário S...

- Votação no dia 24/01 de 2...

-Arquivos

- Junho 2007

- Fevereiro 2007

- Janeiro 2007

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2007

A Propósito do Plenário Sindical no Coliseu Micaelense

 

Um professor, que mais não seja por tarimba profissional e dever de ofício, tem de saber traçar, com os dados que lhe são acessíveis, um retrato, o chamado diagnóstico, daquele ou daqueles com quem trabalha, para assim nortear o concreto da sua acção.

Não só com os alunos temos trato profissional. Estamos, aliás, e com uma premência que vai ganhando particular relevância, a ter de tratar com superior clareza com o titular da pasta da Educação na Região Autónoma dos Açores. Temos por isso não só obrigação como a imprescindibilidade de lhe fazer o diagnóstico, de enunciar, nem que seja num tosco, com a informação de que se dispõe, os traços mais marcantes para uma mais profícua mútua relação. Da minha parte tenho sempre procurado não equivocar. O Dr. Álamo de Menezes, Secretário Regional da Educação e Cultura, nosso colega, como se considerou a si próprio no penúltimo Plenário Sindical no Coliseu Micaelense, ao qual por troca de datas não tive a oportunidade de comparecer, tem uma visão férrea das suas funções administrativas e um supino desprezo pelas amenidades daqueles a quem considerou seus pares. O que podia ser muito bom, se a matriz política que o anima fosse de natureza menos dúplice. É que há ética com verniz muito fácil de estalar e onde a responsabilidade se casou com a corrupção e a arbitrariedade. A ver vamos. Se lobo, e a pata branca subterfúgio para atingir os objectivos que pretende. Se Mouron Rouge fleugmático e distante a esconder a generosidade dos seus actos para levar até ao fim com êxito a elevada e arriscada missão no seio do inimigo. Se fascista encoberto de democrata para ludibriar e trair aqueles de quem circunstancialmente obteve votos e a função que exerce. Se democrata convicto de que há que gastar os sapatos de ferro nas agruras dos ásperos caminhos. Se os dentes afiados caninos são mera máscara para vitórias conjuntas ou se afiados para devorar a presa sendo o riso afável mera máscara pudibunda. Se como aqueles peixes que ora são fêmea ora são macho, ora nem macho nem fêmea em assexuada multiplicação pacífica. Se numa de corda bamba política, se numa de esticar forte a corda.

O facto é que de lebre passou aparentemente à cauda do pelotão da governação "socialista". Do impossível diálogo ao diálogo. Da liminar intransigência autocrática à partilhada audição. Honra seja feita à resistência dos colegas do ou dos sindicatos, e falo dos que conheço, o colega Armando Dutra e as colegas Graça Menezes e Clara Torres que se têm permitido oferecer para tão paciente confronto, num notável esforço de estabelecer pontes entre margens assaz movediças.

É que o "Estatuto Regional" tem dois rostos. O rosto do recuo do Governo Regional para consolidar forças para um contra ataque mais eficaz na efectiva proletarização dos professores como produtores directos de mais valias para gáudio de alguns tantos próceres e o rosto do abraço a uma causa fazendo recuar tal tentativa a favor de uma ordem produtiva e distributiva consentânea com as aspirações e recursos de hoje em dia. O rosto de uma vitória dos professores como parte activa no desenho duma sociedade animosa, ilustrada e justa a galvanizar os nossos colegas no continente para juntos todos vencermos os desafios que se nos colocam pela frente enquanto povo, e o rosto de um colectivo cindido mais pronto para a derrota a possibilitar o saque pelo inimigo. O futuro o dirá, como se costuma dizer. Na certeza porém que esse futuro será de uma ou de outra forma conforme a orientação que dermos à nossa acção, conforme as opções que abraçarmos, conforme a clareza, enfim, com que tudo se nos desenhe a iluminar-nos os passos.

Publicado Por prospectar-perspectivar às 17:29
Link do Post | Comentar | Adicionar Aos Favoritos

-Mais Sobre Mim

-Pesquisar Neste Blog

 

-Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

-Links

blogs SAPO

-subscrever feeds